jueves, 2 de octubre de 2014

RUY CINATTI / UN POEMA

RUY CINATTI / 

UN POEMA




LOXODROMIA

Quien no me dio Amor, no me dio nada.
Estoy parado…
Miro a mi alrededor y veo inacabado
mi mundo mejor.

Tanto tiempo perdido…
Con qué saudade lo recuerdo y bendigo:
campos de flores
y zarzas…

Fuente de vida fui. Medito. Ordeno.
Pienso en el futuro que vendrá.
Y deslumbrado sigo el pensamiento
que se descubre.

Quien no me dio Amor, no me dio nada.
Desterrado.
Desterrado prosigo,
Y me sueño sin Patria y sin Amigos,
adrede.

  (O livro do nómada meu amigo, 1958)


MÁS EN :

www.ieturolenses.org/revista_turia/.../ruy-cinatti-de-entre-la-bruma


Ruy Cinatti nasceu em Londres, em 1915 e faleceu em 1986.
Em criança veio para Lisboa onde se formou em Agronomia. Foi meteorologista, secretário do governador de Timor, onde viveu durante alguns anos após a II Guerra Mundial, e chefe dos Serviços Agronómicos de Timor e investigador da Junta de Investigação do Ultramar. Estudou na Universidade de Oxford onde se doutorou, em 1961, em Antropologia Social e Etnografia.