martes, 20 de mayo de 2014

JOAO RICARDO LOPES / DIAS DESIGUAIS: ACERCA

a esmo, no interior duma caixa de sapatos, puseram
os teus óculos, os alfinetes, os retratos ovais
em tons de sépia. creio que uma ou duas cartas,
suponho que o teu bilhete de identidade


PARA SEGUIR LEYENDO ENTRÀ EN :



DIAS DESIGUAIS: ACERCA: Foto: Deduar                           ACERCA   cotos de sabão secando nas margens do tanque, f...



oão Ricardo (Pereira) Lopes nasceu em 21 de Junho de 1977, na freguesia de Azurém (concelho de Guimarães). É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Ramo Educacional) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-graduado em Teoria da Literatura pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 1999, tendo igualmente nesse período desenvolvido uma estreita colaboração com diversos órgãos de jornalismo, com os quais colaborou através de peças jornalísticas e literárias.
Foi ainda no período universitário que se desenvolveram decisivamente as linhas temáticas da sua escrita, sob o impulso tutelar dos professores Arnaldo Saraivo e Vera Lúcia Vouga.
Profissionalmente exerce a atividade de professor de Língua Portuguesa no ensino básico e secundário, tendo lecionado a cadeira de Literatura Infanto-Juvenil no ensino superior (no Instituto de Estudos Superiores de Fafe e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto).
Em 2001 publicou o seu primeiro volume de poesia, intitulado a pedra que chora como palavras (ao qual foi atribuído o Prémio Revelação de Poesia José Carlos Ary dos Santos), seguindo-se além do dia hoje (vencedor do XII Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres). No mesmo ano deu início a uma estreita colaboração com a editora Labirinto, integrando o seu conselho editorial até 2007.
Também na cidade de Fafe associou-se ao Núcleo de Artes e Letras local (NALF), fazendo parte da sua Direção, entre os anos de 2003 e 2010.
Na Vila de Arões São Romão, onde reside, é Secretário de Junta, sendo responsável pela área de informação e cultura, designadamente pelo Boletim Informativo da autarquia e pelo Grupo de Teatro de Arões, de que foi cofundador e de que é na presente temporada encenador. Foi ainda responsável pela Biblioteca de Arões entre 2007 e 2009.
A sua produção literária conta com seis livros (poesia e crónicas), estando presentemente a preparar novas publicações (conto, prosa poética, poesia e crónicas).